Como alimentar seu fio para tufting de tapete: coisas que você deve saber

Como alimentar seu fio para tufting de tapete: coisas que você deve saber

Como alimentar seu fio para tufting de tapete

Não importa o quão experiente você seja com tufting de tapete, um fator que muitos tufters habilidosos tendem a ignorar é a alimentação do fio. As pessoas têm a ideia errada de que a alimentação do fio é um processo intuitivo ao qual não devem prestar muita atenção. Afinal, quão difícil pode ser enfiar o barbante no buraco da agulha da pistola de tufagem e deixar a pistola pegar o fio que for necessário? Acontece que esse processo não é fácil nem intuitivo. 

A melhor maneira de alimentar o fio para o tufo do tapete é manter o fio acima da cabeça. Quer você use um cone ou um passador, mantenha-o no chão ou pendure-o acima da moldura, o fio deve vir de cima. Embora existam sistemas de alimentação de fio no mercado, todos seguem o mesmo conceito: manter o fio vindo de cima para evitar o emperramento da pistola tufting.

Como alimentar seu fio para tufting de tapete

Leia mais para descobrir como configurar um sistema de alimentação de fios suave e operacional e agilizar o processo de tufagem de tapetes.

Fonte de fios

A fonte de fio é uma parte importante de um sistema de alimentação de fio suave e funcional. A maneira como você mantém o fio é essencial para estabelecer um ritmo de tufagem, pois o tipo de fio que você usa e quantos fios você alimenta a pistola de tufting por vez. Em geral, as fontes de fios podem ser um cone, uma bola ou uma meada. Cada fonte tem suas vantagens e desvantagens.

Um cone é de longe a fonte de fio mais fácil e confiável para se trabalhar. O fio é cuidadosamente enrolado em torno do cone e o próprio cone gira sobre o passador conforme você puxa o fio. Isso torna mais suave para o fio desfiar sem ter muita folga que poderia fazer com que a pistola de tufagem emperrasse. 

Um novelo de lã também é uma boa opção para usar como fonte de fios. No entanto, devido à natureza da esfera, não é fácil mantê-la no lugar. Provavelmente, você o deixará no chão, onde pode rolar para baixo de uma cadeira ou se enredar em outros materiais em seu espaço de trabalho. 

Um novelo é como você compra seu fio. Não é recomendado usar a meada para alimentar sua pistola de tufting. Ele não rola naturalmente e o fio é mais difícil de desemaranhar de um novelo do que de um cone ou novelo de lã. Use um enrolador de fio para desenrolar o fio da meada e colocá-lo em um cone.

Alimentador aéreo de fios

Você não precisa investir em um sistema de alimentação de fios caro no mercado quando você monta um em casa usando vários materiais e suprimentos que você pode encontrar em nossa loja online . O que você precisa fazer é criar um alimentador aéreo semelhante a um polly. Isso envolve um ilhó fixado na parede a uma distância razoável acima do quadro em que você está trabalhando. Eu recomendo manter o ilhó pelo menos um pé acima do topo da armação.

O local onde você mantém o cone de fio na armação depende do tipo de pistola de tufting e de qual mão a está operando. Algumas pistolas de tufting precisam que o fio venha do lado esquerdo, caso contrário, elas emperrarão com mais frequência. Alguns canhotos também preferem que o fio seja alimentado à esquerda, para que não atrapalhe enquanto movem a máquina na tela. Mas você pode colocá-lo do lado que for mais confortável para você.

Mantenha o ilhó no meio do espaço entre o cone de lã e a pistola de tufting. Em seguida, passe a ponta do fio do cone pelo ilhó e alimente-o na pistola de tufagem. Certifique-se de que não há objetos ocupando esse espaço para manter o fio fluindo livremente para fora do cone e para a máquina. 

Quando terminar de configurar o primeiro ilhó, repita o mesmo processo para o resto dos ilhós. Você precisará de um ilhó separado para cada cone de fio ativo que usará. O mesmo se aplica se você planeja alimentar sua pistola de tufting com mais de uma corda ao mesmo tempo. Em geral, você precisaria de 3 a 4 ilhós no canto superior esquerdo ou direito ou na moldura. 

 

Alimentando a arma de Tufting

Assim como o ilhó no seu sistema de alimentação de fio, sua pistola de tufagem também tem um ilhó saindo na parte superior da máquina. Este é o ponto de entrada para o fio que alimenta a máquina. Passe a ponta do barbante vindo de cima por este ilhó antes de passar a linha na agulha. Desta forma, o fio estará sempre fora do caminho das partes móveis da máquina para evitar que fique emaranhado, o que poderia bloquear a pistola de tufagem e causar interrupções desnecessárias.

Após alimentar o ilhó na máquina, puxe o barbante e encontre o ilhó da agulha. Passe o fio pela agulha e está pronto. 

Antes de começar a tufar, teste o próprio fio e certifique-se de que não está muito esticado. O fio apertado teria mais fricção contra os ilhós pelos quais passa, o que poderia fazer com que se partisse facilmente. Se o fio tiver muita folga, ele pode entrar na máquina ou ficar pendurado precariamente na superfície da tela, o que é um risco de formação de tufos. Certifique-se de que o barbante esteja um pouco solto para que a alimentação do fio ocorra sem problemas quando você encontrar o seu ritmo. 

Ao alimentar o fio para tufagem de tapetes, certifique-se de que o fio esteja vindo de cima, onde não fique preso nas peças da máquina ou cause emperramento. Passe o fio por um ilhó na parte superior da armação e configure um ilhó separado para cada cone ativo que você usará ao mesmo tempo. 
Você pode encontrar todos os seus fios tufting e outros suprimentos tufting em nossa loja online.

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.